PÁGINA INICIALSOBRE MIMO QUE É?DIÁRIONOTÍCIAS GEEK NA MODAHISTÓRIAS

20 de dezembro de 2015

O que EU prezo em um blog?

20 de dezembro de 2015 ///
Oláaaar! E aí gente? Tudo bem? Vi bastante blogueiras postando "erros graves que blogueiras iniciantes cometem" e reparei que são erros bem parecidos, então eu quis fazer minha versão do que particularmente acho importante um blog ter ou não ter, indiferente de se a blogueira é iniciante ou não. Eu espero que esse post ajude alguém de verdade, e que se discorda de algo, comente pra eu saber seu ponto de vista! Ah, tô aceitando sugestões de melhorias pro Nada Geek também, hehe.

Layout - "ah, mas o que importa é o conteúdo...". Pense em um cartaz super informativo na sua escola/faculdade colocado no alto, você PRECISA ler aquilo, mas as letras são pequenas, as cores são de tons próximos demais, o formato do cartaz é horrível e você imagina ele caindo a qualquer momento na sua cabeça. É assim que eu vejo um blog de conteúdo bom, mas de visual ruim. Você quer ler o que tem ali, mas é simplesmente impossível! Acaba não valendo o esforço que é feito pra ler. Meus olhos rejeitam e sim, eu exagerei um pouquinho hehe. Se o blog tiver um layout pesado demais, é outro fator que pode atrapalhar o número de leitores, já que ninguém vai querer esperar cinco minutos pra conhecer um blog que ainda nem carregou o título do post. Nós, seres humanos ligamos sim pra aparência (não temos espelho em casa?) e somos impacientes. Se você não manja de personalização, procure alguém pra te ajudar! Nos grupos do Facebook tem muito pessoal bacana que se ajuda, dá dicas e caso você não encontre pessoas assim... Desculpe, a internet está cheia de tutoriais.

Conteúdo - não adianta só ter um layout de babar. Já vi garotas pagarem caro pra terem um layout exclusivo e sensacional, mas o conteúdo me deixava chocada de tão ruim. Não vejo problema nenhum em um blog usar um template gratuito (o meu usa), não tem problema se todo mundo tem também. O que importa é como você vai personalizá-lo de forma que o deixe a cara do blog, ou a sua cara. O visual maravilhoso vai atrair leitores, sim, mas eles não voltarão quando notar a pobreza de conteúdo, afinal a internet está cheia de coisas bonitas e vazias. Se você tem dificuldade em criar algo, se inspire em blogs que você gosta e que tenham a ver com o seu (inspiração ≠ cópia), escreva suas ideias que surgem do nada (debaixo do chuveiro ou antes de dormir) num bloquinho ou peça a opinião de pessoas próximas, mas sinceras. Se tem dificuldade com ortografia e gramática, não tem problema! Cole o post no Word e ele vai corrigir os erros mais feios pra você, caso isso não seja o suficiente, tenha um colaborador responsável para revisão (dica de ouro!), assim ele vai notar os erros que não foram visíveis a você. A opinião de gente de fora é importantíssima!

Uso de palavras - uma zoeirinha aqui, outra ali, um erro gramatical proposital de vez em quando... Acho bacana! É cansativo quando leio algo escrito 100% formal, não me sinto bem vinda e muito menos próxima do blogueiro. Não é pra isso que servem os blogs? Pra pessoa compartilhar o que gosta e pros leitores se sentirem próximos dela? Pois eu penso assim. Chega de ser tão formal se o seu blog é pessoal! Mas modere, ninguém aqui quer que você vire 'HU3'. Acima de tudo mantenha a originalidade e... seus leitores? São seus amigos, não aquela tia que você tem que ter cuidado com o que fala e tentar fugir no fim do ano!

Excesso de tags - particularmente acho feio, muito feio! Se gosta tanto, deixe-as pra postar depois de ter publicado uma coisa ou outra diferente sobre você, vindo de você! Ou então faça vídeos, tags sempre são mais legais em forma de vídeos. São mais divertidas, mais interativas e quem assiste sempre aprende mais de você do que por escrito (olha quem fala né amigos). Ninguém entra num blog pra ler só isso, a blogosfera está cheia delas e sim, é bacana, sim, quebra um galho na hora do bloqueio de criatividade. Mas esse bloqueio aí é eterno? É o que penso quando entro num blog superlotado de tags, uma atrás da outra. Cansa tanto quanto um visual mal feito.

Imagens - nos sentimos mais estimulados a continuar lendo quanto tem uma imagenzinha aqui, outra ali... Mas não deixe que elas dominem o seu post! Deixe que elas o representem, como se fosse uma ilustração. Tire fotos originais pra postagem sempre que puder. Eu não tiro porque não levo jeito pra fotografar objetos em locais fechados, mas pretendo praticar e futuramente o Nada Geek terá várias fotografias originais nos posts. Mas isso não me impede de procurar uma boa imagem no Tumblr ou no Google pra representar o que quero dizer. Fica mais vívido, divertido e visualmente bonito. Mostra que teve o capricho de ir atrás de algo a mais!

Dê uma escapadinha - se seu blog é só sobre moda, o que custa postar uma receitinha de vez em quando? Você pode até associar isso ao seu tema fixo. É importante sempre estar testando coisas novas, mesmo que seu blog seja referência naquilo, "será que não tem mais pessoas que poderiam ler o meu blog se eu postasse um tema diferente de vez em quando?". Tente, será divertido, além disso, chama a atenção e você sai da zona de conforto!

Não poste só o que achou pela internet - fale sobre você! Que dicas ou hacks da vida você tem pra compartilhar? Tem certeza de que nada interessante aconteceu com você pra contar? Algo que está te magoando pra transformar em crônica? Não leu ou assistiu nada que gostaria de compartilhar? Tem certeza que sua vida é só pesquisas no Google?! Fale de seus produtos preferidos, seus jogos, filmes, séries, animes (ou seja lá o que for) que tanto gosta, o motivo... Mostre que tem paixão por algo. As pessoas gostam de ler isso. Amo falar aqui sobre animes porque sou apaixonada pela cultura oriental e espero que eu esteja transmitindo pra vocês como gosto disso. Se eu não estiver, eventualmente eu vou saber e vou buscar melhorar!

Espero que ajude alguém <3
Curtiu? Siga-nos no Facebook. Twitter e Instagram.

9 comentários:

  1. As coisas que você colocou são bem parecidas com o que prezo em outros blogs, mas eu confesso que o que mais me importa é o conteúdo, é claro que a aparência importa, mas eu não ligo se a "cara" do blog for bem simples ou usar os modelos padrão do blogger desde que o conteúdo seja ótimo!
    Adorei o post, beijão <3

    http://rafaellapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Antes ter poucos detalhes no visual do que ter detalhes demais. Fico feliz com sua visita e mais ainda que tenha gostado, Rafa, volte sempre! <333
      Um beijo e uma visita no seu cantinho de também <3

      Excluir
  2. Partilhamos das mesmas opiniões, Bia!! Adorei o post. Super informativo e dá pra ajudar bastante gente por ai! hahaha Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz com seu retorno pra blogosfera amiga! Sério, seja bem vinda de volta e sei que todo seu esforço vai valer a pena num futuro muito próximo <3
      Obrigada Cinthia, fico felizona que gostou hehehe, espero ajudar todos que lerem né! beijoooo!

      Excluir
  3. Sobre a parte visual de um blog pra mim só precisa ser organizado que não seja difícil de ler, ligo muito pra conteúdo, concordo muito com tudo no seu post.
    beijos
    http://muraldagabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São as coisas simples que fazem toda diferença!
      Beijos linda obrigada por sua visita <3

      Excluir
  4. eu tenho vergonha pro primeiro design que ficou no blog. era só um feito pelo blogger com um banner mais feio ainda.

    Já o segundo eu usei as artimanhas do blogger mas fiz um plano de fundo até que bonitinho. Tava legalzinho pra alguém que nunca triscou num html.

    O primeiro lay de verdade do meu blog eu ganhei num sorteio.

    Hey, aceita uma tag? http://blogdetestedagabychan.blogspot.com.br/2015/12/tagdiadoleitor.html
    Não, esse não é meu blog (fiz esse banner ontem com o primeiro render que achei na net so pra diferenciar meu blog de teste do meu oficial)

    Eu gosto de layouts pesados (pesados em cores, me julgue)
    Acho fofo layouts leves com tons de branco (que nem o seu, que é muito lindo) mas não consigo fazer eu mesma um assim kkk.

    http://gaby-geek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visitei teu blog e adorei seu layout, sério, ficou BEM otaku (o que amei amei), o primeiro lay do primeiro blog que tive era sim uma vergonha mas eu não deixaria de mostrar se tivesse algum print hehe
      Vou visitar e ver a tag, claro que sim!
      Eu estou trabalhando num novo lay pro blog em tons mais vivos e sair dos tons neutros que sempre usei, infelizmente não consigo fazer um pra mim, mas me viro na personalização dos free :p
      Beijos Gaby e obrigada por sua visita, fiquei feliz!

      Excluir
    2. nós temos problemas opostos kkk

      Excluir

E aí? Tudo bem? Deixa aqui a sua opinião sobre o post/blog pra eu sempre trazer coisas legais pra vocês! Me deixa felizinha. Beijos e obrigada pela visita!
Ah, meninos(as) malvadas serão ignorados.


COPYRIGHT © 2016 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR Escolhas Criativas