PÁGINA INICIALSOBRE MIMO QUE É?DIÁRIONOTÍCIAS GEEK NA MODAHISTÓRIAS

2 de agosto de 2016

O boss que ninguém quer enfrentar: TCC

2 de agosto de 2016 ///
Se você clicou nesse post procurando dicas pra se organizar antes de elaborar o seu, sinto muito! Você precisa de referências melhores quanto a isso haha. Eu sou a senhorita desorganização quando se trata de estudos, massss eu posso sim dar algumas dicas e manhas que foram essenciais pra mim na fase inicial do meu  trabalho (agora estou no ultimo semestre), então se você tem certa dificuldade com agendinha ou está simplesmente curioso pra saber o que eu tenho a falar, continua comigo! 
Esse post pode ajudar tanto quem acaba de ingressar na faculdade 
quanto quem já vai começar o TCC.

Particularmente penso que você deve pensar sobre assuntos a serem abordados lá no comecinho da faculdade, sabe? Pra não permitir que isso fique te assombrando depois. Vai vendo com quais matérias você tem mais afinidade. As vezes a gente se surpreende e pega gosto por algo que nem imaginava... Conhecer os professores também é legal. Claro, você não tem que pegar um tema que detesta só pra ficar com aquele professor maneiro. Equilíbrio! A escolha do professor é importante, mas nem sempre você consegue ficar com o que tanto quis. Eles, na maioria das vezes, têm um limite de alunos pra orientar.

No segundo semestre do meu curso eu tive que fazer um trabalhinho nas normas da ABNT e o professor pediu pra que usássemos essa oportunidade pra falarmos de um tema que a gente já tinha em mente para o TCC. Isso serviria pra medirmos se conseguiríamos mesmo falar sobre aquilo, se haveria material de pesquisa o suficiente e se de fato era o que queríamos. Ele pretendia nos desiludir sobre uma coisa que eu super concordo: não tente falar sobre um assunto inédito.  O Trabalho de Conclusão de Curso é sobre se basear em autores que podem provar que seu argumento está correto, então se falar de algo inovador, que ninguém nunca falou sobre, que prova tem - senão a palavra de mero estudante - de que aquilo é realmente o correto a se dizer? Bleh, ninguém vai dar crédito pra esse tipo de trabalho. Não num curso de graduação, pelo menos.

Depois da escolha do tema vem a escolha do orientador. E já falei brevemente sobre isso logo acima, mas você não pode se apegar a apenas um. Como eu disse, eles são um só pra vários alunos e o professor maneiro acaba sempre ficando sobrecarregado. Tenha outras opções em mente e converse com todos eles. Na primeira fase você não tem vínculo formal com nenhum (pelo menos não na faculdade em que estudo), então pode ir pegando dicas de livros, filmes (sim, filmes podem ser usados) etc. Aproveite pra ver com qual você cria uma sincronia legal e não, isso não significa que você deve ser puxa-saco. STOP!
Quando começar a escrever, lembre-se que seu título tem que condizer exatamente com o que você está redigindo, o que significa que, sim, ele vai mudar! Tenha isso em mente. O meu mudou só uma vez ATÉ AGORA (esse semestre é a reta final), mas eu não sou apegada a ele. Não adianta discutir com professor, afinal, o certo é ter coerência né? Você não precisa apagar tudo que escreveu só porque seu título é diferente, muda o título, ué! Se ficar indeciso(a) entre temas, leia a respeito, converse com quem entende de cada assunto, leia TCCs relacionados. Acredite, você tem que deixar a preguiça de lado porque cedo ou tarde as pilhas de livros irão surgir e se você ficar deixando pra depois... Vai ter que rebolar.

E a parte mais difícil: começar a redigir. Confira se sua faculdade não disponibiliza um layout pra você usar. A minha disponibiliza! O pré texto é, na minha opinião, a parte mais chata. Ele é a primeira impressão do seu trabalho, ou seja, lá no final, na apresentação pra banca é ele que vai embelezar o negócio todo. Introdução, metodologia... Tudo isso é importante sim, embora dê uma preguiça enorme de elaborar. Como eu já disse, ler trabalhos de outras pessoas cujos temas são relacionados ao seu é algo que ajuda pra caramba! É fundamental. Me salvou e muito. Meu orientador recomendou o trabalho de conclusão do doutorado de uma ex-aluna dele que era o meu tema, mas voltado à psicologia (eu estudo administração) e ele foi minha salvação. Além de te inspirar - opa, leia direito, eu não quis dizer "material para copiar" hein - você já vai juntando referencial teórico.
Uma coisa que ajuda muito também é você saber qual o método mais eficiente pra você aprender. É lendo? Escrevendo? Ouvindo música (cuidado com isso)? Repetindo em voz alta? Isso vai ajudar você a escolher o método de elaboração do conteúdo. Se você costuma aprender melhor escrevendo, pode fazer muito bom uso das citações indiretas. Eu sou assim e funcionou pra mim pegar uma caneta e um papel e ir transcrevendo, em minhas palavras, aquilo que os autores afirmavam e condizia com o que eu queria passar no meu trabalho. Isso também ajudou pra caramba na hora de os professores conferirem o plágio, sabe? Citação indireta everywhere! É uma dica importante hein...

Use dicionário de sinônimos. E evite aquelas palavras que você sequer sabia da existência. Claro que você pode aprender novas, mas sempre se pergunte "se cair um professor chato na banca e ele me perguntar o que significa, eu vou me lembrar?". Também não tente ser uma pessoa mais intelectual do que você consegue ser naturalmente. Isso pega mal! O seu orientador te conhece, assim como provavelmente o resto da banca e vão desconfiar, por mais que você tenha feito o trabalho honestamente. Dá aquela checada no CTRL + F do arquivo e digita as palavras que você sente que repetiu demais. Veja se não estão demasiadamente próximas e aí vai substituindo!

Imprima artigos. Sim, mesmo que você não veja problemas em ler o arquivo em PDF, vai ser melhor ter ele em mãos. Foi melhor pra mim! Eu carregava eles pra cima e pra baixo juntamente com um marcador de texto e ia grifando tudo o que queria usar como citação, direta ou indireta. Também usava o verso pra, como eu já disse, transcrever as partes que mais me despertavam a atenção em minhas palavras e usar no meu trabalho.

Não deixe as referências bibliográficas pra depois. Erro fatal! A cada artigo que eu pegava e despertava meu interesse eu já colocava no referencial porque meu orientador (na época apenas parecerista) puxou minha orelha quando notou meu relaxo sobre isso. Não precisa deixar tudo perfeito, você pode registrar fora de ordem alfabética mesmo, mas pelo seu bem, não deixe de registrá-los. No final sempre tem algo que foge da nossa mente e aí quando passarem o programinha anti-plágio ele vai gritar e você vai arrancar os cabelos da cabeça pensando "como eu sou burr@!". Aconteceu comigo e, por sorte, foi na primeira fase de todas. Anote livro/URL/instituição/etc., ano, página, nome e sobrenome, mesmo que o tipo de citação usada não exija.

Assista outras bancas. Você vai notar que as pessoas tem tiques normais de nervosismo, mas também vai notar micos que você, definitivamente, não vai querer pagar. Preste atenção e veja o quanto a pronúncia afeta a apresentação. Ouça os comentários sobre o trabalho escrito dos coleguinhas e use o que puder ao seu favor. Ah, e os slides... Eles sempre salvam ou matam, hahaha. Vai praticando aí!
O resto é com você, tem umas coisinhas meio óbvias que todo mundo já diz por aí né? Como você organiza o seu tempo, sua alimentação, suas decisões, quando dar uma pausa para si... Você que manda! Só pensa que o trabalho é um barco que você tem que ter controle e o orientador diz aonde fica a terra firme. Você só tem que chegar lá, independente do clima! hahahaha.

Boa sorte capitães e desejem o mesmo de volta, please!
Porque agora a tempestade vai chegar pra mim :(

8 comentários:

  1. Nossa, concordo com você imprimir os artigos é a melhor coisa, dá pra anotar/rabiscar, dar uma estudada enquanto está com tempo livre, etc e graças a Deus eu sempre já preparava a referência bibliográfica a cada artigo que eu usava como base, porque se não iria ficar uma bagunça hsushsush
    O meu TCC por enquanto foi fácil (curso técnico), mas pelo menos deu pra treinar pros próximos hahah' adorei as dicas, são toquezinhos que poucos falam e acabam passando despercebidos kk'
    Uma dica que eu também usava que me ajudou bastante, é tentar escrever pelo menos 1 frase, citação, ou parágrafo por dia, porque ai acaba se tornando uma coisa comum pra você, não uma coisa que você vai se desesperar pra fazer porque deixou pra fazer na úima hora rs
    Enfim...escrevi demais kk' Beijos Bi :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, fazer PTC e TCC de cursos te prepara muito psicologicamente pro TCC da graduação! Reaaaaal! Sortuda! Eu fazia técnico também e isso tem me salvado tanto, sabe? Acostumada com a correria as coisas passam que eu nem percebo. Se me desespero? Claro né, mas sigo em frente kkkkk
      Escrever um por dia não me ajuda nem um pouco, eu não lido bem com limites e pressão... A data de entrega e encontros com orientador já são suficientes KKKKK mas boa! vou tentar Joy, obrigada <333
      Beijosss

      Excluir
  2. Algo que funcionou muito bem pra mim foi ME ISOLAR DO MUNDO kkkkkkkk brincadeira, mas foi bem puxado pra mim a parte da monografia e vai ser pior ainda agora que eu preciso desenvolver o projeto, mas tô super ansiosa!
    Eu não imprimo muita coisa porque tenho neura de economia de tinta de impressora, mas eu anoto MUITO as coisas à mão! Tenho trocentos cadernos com várias anotações, principalmente pra não perder as referências bibliográficas. É importante também já começar o trabalho com tudo formatadinho bonitinho, tipo a fonte, a margem, o espaçamento, já deixar a capa prontinha, etc. Vi muita gente da minha sala ralando na reta final pra formatar o arquivo e deu muito trabalho xD Ótimas dicas, beijo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me isolar do mundo é tipo "toma depressão aqui bianca!" kkkkk não funciona comigo nãaaao, tenho que interagir, tenho que rir. Senão eu fico triste :(
      Dá um frio na barriga né? Por isso a gente tem que escolher um tema que gostamos bastante, GRAÇAS A DEUS MEU TEMA E MEU ORIENTADOR são lindos...
      Eu também economizo a impressora e meu orientador puxou minha orelha! Disse que eu sou uma garota muito conectada com a tecnologia e que é sim pra eu imprimir. Gostei da experiência (fazia tempo que eu não usava algo impresso) e recomendo... Dá uma diminuida nos textos em Word e imprime
      Eu AMO anotar! Só aprendo quando anoto ou quando leio com dedicação. O meu já começou bonitinho porque a facu disponibilizou um arquivo de exemplo aí era só substituir o conteúdo! Adorei isso kkkkk
      Eu fui garantindo que a formatação fosse mantida, PRINCIPALMENTE DAS CITAÇÕES!
      Meu pesadelo: citações.
      Obrigada Anninha <3
      Beijos

      Excluir
  3. Guria, acredita que deixei minhas referencias para o final e deu merda? No último segundo eu tive que correr na biblioteca porque tinha perdido algumas referencias e no fim das contas esqueci de colocar a referencia da metodologia utilizada, JUSTO A METODOLOGIA CARA. HAHAHA. Estou na reta final do meu tcc, socorro, tô em desespero aqui, haha. Ah,meu tema Design editorial: Revista de cultura pop japonesa ♥

    www.prettythings.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu comigo num trabalho que era pra fazer sobre o TCC! Corri aflita pra biblioteca e... O LIVRO QUE EU TINHA USADO FOI DOADO! Foi um sufoco, tive que substituir tudo Mari :(
      Eu tô na reta final aqui e CARA, QUERO LER SEU TCC!
      Me manda quando acabar?
      To falando sério...
      Beijossss

      Excluir
  4. Nossa lembro como eu sofri nesse boss..
    Quase deu Game Over, porque do nada nosso orientador saiu da faculdade e ficamos sem ngm e faltava menos de 2 meses para a entrega e apresentação ahiuahuiahhaiuhauihaiuhauih
    Quase pirei, mas subi de nível.
    Confiei no meu trabalho e arrasamos..

    Mas, é um bicho MUITO CHATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socorro, que isso não aconteça com mais ninguém no mundo!
      Clayci, que situação :o
      O importante mesmo é confiar naquilo que vc tá escrevendo, senão a gente acaba olhando pra trás e desistindo. Eu entrei em desespero porque os livros que eu queria não tinham mais na biblioteca e tal, tive que substituir tudo, nem imagino como seria se meu orientador sumisse :(
      PARABÉBSSSSSSS!

      Excluir

E aí? Tudo bem? Deixa aqui a sua opinião sobre o post/blog pra eu sempre trazer coisas legais pra vocês! Me deixa felizinha. Beijos e obrigada pela visita!
Ah, meninos(as) malvadas serão ignorados.


COPYRIGHT © 2016 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR Escolhas Criativas