PÁGINA INICIALSOBRE MIMO QUE É?DIÁRIONOTÍCIAS GEEK NA MODAHISTÓRIAS

20 de julho de 2016

Resenha: Especiais - Scott Westerfeld

20 de julho de 2016 ///

Circunstâncias especiais. As palavras dão arrepios a Tally desde seus dias como uma repugnante e revoltada Feia. Naquela época, especiais eram um boato sinistro - assustadoramente bonitos, perigosamente fortes, chocantemente rápidos. Perfeitos comuns podem viver uma vida inteira sem conhecer um especial. Mas Tally nunca foi comum. E agora ela se tornou um deles: uma super máquina de combate, construída para manter os feios humilhados e os perfeitos idiotas.

A força, a velocidade, e a clareza e foco de seus pensamentos é a melhor coisa que Tally consegue lembrar. Na maior parte do tempo. Uma pequena parte do seu coração ainda se lembra de algo mais.
Mesmo assim, é fácil ignorar isso - até Tally oferecer-se a acabar permanentemente com os rebeldes de New Smoke. Tudo se resume a uma escolha: escutar seu coração ou realizar a missão para que foi programada. De qualquer jeito, o mundo de Tally nunca mais será o mesmo.


Série Feios #3 ||  352 páginas || Galera Record || 2014
Olá, como vão? Espero que bem... Essa semana eu trago a continuação da série distópica Feios. Esse é o terceiro e último livro da série que conta a história de Tally e dos rebeldes de Fumaça no presente. O quarto livro da série (Extras) conta o que aconteceu com a comunidade depois que Tally movimentou toda a "revolução". Então vamos sabe o desfecho dessa história ^^

Nesse livro, Tally deixa de ser só uma perfeita comum para se tornar parte das Circunstâncias Especiais, ou seja, seus sentidos estão mais aguçados e seu pensamento está mais claro do que nunca. Tally está extasiada com seus novos "poderes" e, mesmo sentido algo antigo e secreto pelos seus tempos de feia, se oferece para acabar com todos e quaisquer rebeldes da Nova Fumaça que podem ter resistido por tanto tempo.
Tally faz o impossível para conseguir acabar com os rebeldes, inclusive infringe as leis de sua cidade e nem se preocupa com as consequências, pois ela faz parte das Circunstâncias Especias mesmo, então ela é superior a tudo e a todos ridícula ¬¬'. Mas não é bem assim que acontece e ela se mete em várias enrascadas contra sua própria cidade, já que eles percebem que erro que cometeram ao transformá-la em uma Especial.

Com toda essa bagunça, Tally é forçada fugir para outra cidade para poder sobreviver. Mesmo tentando sair da vida daquelas pessoas, a cidade não permite que ela fuja e começa a persegui-la pelas matas que Tally já conhece bem. Porém, em determinado momento, Tally cai de com sua prancha em um rio, perdendo-se dela e sendo obrigada a continuar o percurso a pé. Durante sua jornada, ela começa a relembrar algumas técnicas que havia aprendido quando era feia e vivia na Fumaça, como acender uma fogueira, o que pode comer e como arrumar abrigo.

Ela vai levando como dá, até que em determinado ponto, no meio de uma floresta, ela encontra uma multidão que começa a persegui-la de forma hostil. Tally repara que eles não são feios normais, pois eles conhecem bem demais aquela floresta e, mesmo ela tendo uma vantagem por ser uma Especial, eles conseguem cerca-la e leva-la até a sua "aldeia". Tally fica estupefata, pois não tinha conhecimento de tais pessoas vivendo em um local tão distante e rústico. A partir de então, ela começa a viver por lá como um membro da aldeia, mas ciente de que, cedo ou tarde, precisara voltar a sua jornada.

O que ela não esperava era que aquela aldeia fosse cercada por dispositivos que impedem a passagem de qualquer pessoa, como uma barreira invisível e uma ideia absurda adentra na mente de Tally: aquelas pessoas estão presas e usadas pelo governo como experimentos. Seu pensamento é confirmado quando os carros das Circunstâncias Especiais aparecem para fazer os exames nos habitantes locais. Tally aproveita o momento para roubar um dos carros e voltar a fugir.
Tally finalmente chega a cidade vizinha e reencontra todas as pessoas envolvidas na sua missão sobre os rebeldes. Uma fúria absurda invade Tally e ela sai quebrando as cidade inteira, com o intuito de eliminar todos aqueles que fizeram ela se tornar o que é hoje. Ela se reencontra com Shay, sua "amiga" dos tempos de feia e que também tinha se tornado uma Especial, mas ela parecia fraca e ignorante aos olhos afiados de Tally e não poderosa e sagaz como costumava ser, o que é um grande choque para nossa colega raivosa.

O final é coerente, mas, sendo bem sincera, eu esperava bem mais desse livro, pois os outros dois são mais elaborados e seguem uma sequência lógica. Esse, porém, possui uns elementos aleatórios e que parecem que o autor precisava encher linguiça para conseguir entregar um desfecho para os leitores. Isso me deixou bem chateada e confusa, principalmente na parte que Tally vive na aldeia na floresta, pois, em momento algum, eles foram citados antes e assim ficou um pedaço jogado no livro.

E essa foi a resenha da semana :) Espero que tenham gostado e, mesmo com alguns elementos confusos, as ações e o desfecho fazem sentido e valem a pena a leitura.
Beijinhos e até a próxima ;*

Um comentário:

  1. Essa capa...meio que circunspecta...atiça a curiosidade. ..
    Boa resenha!!

    ResponderExcluir

E aí? Tudo bem? Deixa aqui a sua opinião sobre o post/blog pra eu sempre trazer coisas legais pra vocês! Me deixa felizinha. Beijos e obrigada pela visita!
Ah, meninos(as) malvadas serão ignorados.


COPYRIGHT © 2016 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR Escolhas Criativas