PÁGINA INICIALSOBRE MIMO QUE É?DIÁRIONOTÍCIAS GEEK NA MODAHISTÓRIAS

3 de outubro de 2017

O Castelo Animado: sua história incrível e porque a amo

3 de outubro de 2017 ///
Oiê, olar, oizinho! Tudo bom por aí? Espero que sim hein, porque aqui está tudo em ordem (vamos colocar dessa forma). Vim aqui lançar minha participação na blogagem coletiva do Geek Nelas, um grupo do facebook que modero e é voltado para garotas interessadas no mundo nerd, geek e/ou otaku. Já falei várias vezes sobre ele aqui, se for uma garouta e quiser participar é só clicar! Enfim. A proposta da blogagem é fazer um post relacionado ao filme favorito da Studio Ghibli de cada uma e o meu é.... O Castelo Animado! Eu tenho mil motivos pra amar o filme acima de todos os outros (que por sinal são incríveis também), mas vou segurar minha matraca e falar apenas de alguns deles, assim como contar um pouco sobre a história mara que super vale a pena o seu tempo na frente da telinha. Bora?

O filme se passa numa época em que as pessoas ainda estavam muito fascinadas com a aviação e havia uma guerra bem intensa entre países acontecendo, onde os nobres contratavam bruxos para terem vantagem e tudo mais. Alguns ajudavam por dinheiro, outros em busca pela paz verdadeira... Mas basicamente era impossível um bruxo recusar a um pedido da realeza por muitos motivos (inclusive ameaça). Em meio a tudo isso, há Sophie, uma garota que leva uma vida pacífica tocando um negócio de família bem humilde que fabrica e vende chapéus. Ela é a única que realmente quer dar continuidade ao que seu pai tanto amava e se dedica dia e noite a isso (o que acho fofo!). Numa das suas voltas pra casa, Sophie presencia eventos que ninguém acreditaria se dissesse. Ela encontra um rapaz loiro e super charmoso, Howl.
Howl logo se demonstra ser um feiticeiro perseguido pelos soldados mágicos de uma bruxa muito poderosa e ela o ajuda a escapar "meio que sem querer", apenas seguindo o fluxo do que acontecia. Sabe quando você age por impulso e depois pensa "puts, eu devia ter feito isso???". Só que a bruxa não gosta nada disso, faz uma visitinha para a Sophie... E lança um feitiço que deixa a garota idosa durante o dia e jovem novamente durante a noite. 
Claro que a coitada se apavora toda e não quer nem sair do quarto mais, mas depois de um tempo ela se decide totalmente e parte numa aventura sozinha (ainda que suas costas doam mais que tudo) em busca de como reverter o feitiço e ter sua vida de volta. Mesmo com medo das histórias sobre bruxaria e tudo mais, ela não fica ali travada e parte direto rumo à fonte dos rumores, o que achei bem corajosa. É o tipo de coisa que a gente assiste e pensa "eu faria isso também", mas não espera isso de protagonista algum, não é? Eu penso assim. No trajeto ela coincidentemente encontra o famoso Castelo Animado, que é como o nome diz, um castelo animado através de magia e que viaja para onde o dono ordenar. O lugar encantado é na verdade conduzido por um demônio do fogo, Calcifer, que tem um pacto com ninguém mais ninguém menos que, isso mesmo, Howl. Sophie finge não conhecer o feiticeiro, já que está velhinha e se oferece para trabalhar no lugar como empregada, limpando e cozinhando para o chefe e seu pequeno aprendiz. Ela acaba se adaptando muito bem ao lugar e conhecendo melhor a verdadeira identidade dos moradores...
Howl se demonstra ser um rapaz muito talentoso e poderoso, porém vaidoso e inseguro quanto à mudanças em sua aparência, o que surpreende muito a Sophie, que sem querer muda a posição das tintas de cabelo dele e acaba deixando-o moreno. Ele fica deprimido por muuuuito tempo, mas você precisa assistir pra ver como um feiticeiro fica quando entra na ~bad! Choque total. Com o tempo a garota (que está presa no corpo de uma idosa) se afeiçoa a Howl e sua tristeza em relação à maldição que lhe foi lançada aumenta, à medida que o feiticeiro se acostuma com a nova aparência e conhece melhor Sophie...

E assim segue a história. Se eu contar mais que isso, acabo contando demais hehe. Tem muito conflito, um pouquinho de política, muita gente quer os poderes do Howl e o próprio tem uma história muito tensa com o Calcifer. O pacto entre os dois e o poder que vem disso tem um preço muito, mas muito alto a se pagar, mas o Howl se recusa a considerar outras opções. O Howl vivia uma vida meio trapaceira, sabe? Usava diversos nomes, abusava magia ao seu favor e era um verdadeiro galanteador, mas no fundo, ele só queria ajudar a trazer a paz de volta. Tem muitos boatos sobre ele e a Sophie precisa escolher o tempo todo em quem acreditar e ela nunca cobra de volta o amor que sente por ele. É tudo muito lindo! As cenas, a história, os personagens... 
Eu sei que se você não assiste os filmes da Studio Ghibli deve pensar que eles são infantis, mas não são. Cada um deles tem uma lição muito legal pra ensinar e cada pessoa interpreta de forma diferente. O Castelo Animado foi o filme que mais me tocou e conseguiu trazer uma mensagem a cada cena <3. Agora pera, pra você se situar eu vou listar os motivos que me fizeram amar o filme:

  • O desenho é pra lá de incrível, bem colorido;
  • Eu amo como o Howl foi mudando ao longo do filme, como sua personalidade era desde antes até o final;
  • Eu gosto de tudo relacionado a magia;
  • Prova que mesmo que você pense estar fazendo o certo, talvez precise adotar um ponto de vista diferente;
  • Trata sobre amor genuíno e sem cobranças;
  • Ao longo da história, mostra como é importante a auto aceitação e como nossas histórias nos moldam;
  • O filme é muito humano, os personagens realmente agem e pensam como a gente, que assiste, agiríamos e pensaríamos;
  • Não é um filme para iludir ninguém, e sim para re-assistir mil vezes e captar uma mensagem diferente a cada vez;
  • Trata questões como preconceito (humanos vs feiticeiros e bruxas);
  • Mostra como é importante a pessoa certa passar pela sua vida para mudá-la por completo;
  • É um filme pra adultos e crianças, sem mais: todo mundo devia assistir!

"O coração é um fardo pesado"

Veja onde assistir! 💗

5 comentários:

  1. Já ouvi falar tão bem desse filme, mas ainda não parei pra ver (mas não desiste de mim, pfv kkkkkkkkk) Acredito que nenhum filme do estúdio seja infantil do modo como a gente enxerga uma coisa infantil, pq todos os que vi tinham coisas que uma criança deixaria passar... Enfim, gostei muito da resenha e talvez um dia veja O Castelo Animado!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo me lembrar desse título, mas adorei sua review. Tava super empolgada lendo e vem vc "não posso contar mais" HAHA. Quero muito ver esse, tem amorzinho, eu gosto ♥ E é sendo Ghibli, não tem como não ser bom! Gostei muito desse.
    Pretty things

    ResponderExcluir
  3. Castelo Animado, ótimas lembranças ♥
    Eu lembro que assisti no cinema quando lançou, eu era criança :)
    Depois disso eu nem reassisti, acho que vou de novo ver agora com outra visão

    Bjs ♥
    https://shyandbrave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o review. Ainda não assisti, mas se é do Studio Ghibli não tem erro. Já está na minha lista :)

    Loot Lendário

    ResponderExcluir
  5. Os filmes do studo ghibli são simplesmente incriveis. Assisti castelo animado (acho que ano passado ou retrasado) com meu namorado e nos amamos, alias estamos querendo ver todos os filmes do studio, e faltam pouquissimos pra acabar a lista, e até hoje n teve um que não gostamos

    www.meowgicalgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir

E aí? Tudo bem? Deixa aqui a sua opinião sobre o post/blog pra eu sempre trazer coisas legais pra vocês! Me deixa felizinha. Beijos e obrigada pela visita!
Ah, meninos(as) malvadas serão ignorados.


COPYRIGHT © 2016 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR Escolhas Criativas