PÁGINA INICIALSOBRE MIMO QUE É?DIÁRIONOTÍCIAS GEEK NA MODAHISTÓRIAS

4 de setembro de 2017

Como é o curso de Gestão Empresarial?

4 de setembro de 2017 ///
Eu queria falar sobre isso já faz um tempinho aqui, sobre minha faculdade e tal, mas sentia que por ainda não ter terminado tudo não tinha esse direito, resultado? Procrastinei desde dezembro até agora haha. Quem me acompanha sabe que fiz 3 anos de Gestão Empresarial, que é basicamente o curso de Administração de 5 anos espremido em apenas 3. Ou seja: foi hard! Esse é o propósito de um curso tecnólogo: te preparar pro mercado de trabalho num menor período de tempo. Infelizmente muita gente ainda menospreza essa "categoria", mas as empresas agora estão reconhecendo cada vez mais e a gente já sai de lá pronto pra subir de cargo, conseguir uma vaga melhor ou até mesmo montar a própria empresa e fazê-la crescer.

Tá mesmo interessado no post? Então clica pra ler mais e bora ter um papo dos bons! <3

Primeiramente eu quero deixar claro que ninguém me disse pra fazer esse post, eu não estou ganhando nada. Até porque a faculdade é pública e nem moro mais no estado de SP! Simplesmente acho que vai ser super bacana vocês saberem como foram esses anos pra mim, já que em vários momentos eu sumi do blog por causa da correria. O que eu vou falar aqui sobre o curso diz a respeito da faculdade em que estudei, ok? Outros campus da FATEC que têm o mesmo curso devem ser basicamente a mesma coisa.

A FATEC está espalhada por todo o estado de SP, então se você mora no território talvez encontre uma na sua região. É totalmente gratuita, você precisa prestar o vestibular pra se matricular e tem duas chances anuais pra tentar: uma no começo e outra no meio do ano. Os cursos oferecidos por cada unidade mudam conforme o campus e o foco da região, por exemplo, Americana é uma região têxtil, então os cursos relacionados à tecelagem são garantidos no campus em que estudei. Os cursos oferecidos são: Logística, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais (quase fiz), Segurança da Informação, Têxtil e Moda, Produção Têxtil e enfim o meu curso: Gestão Empresarial.

Aprendi bastante sobre gestão de recursos, sejam humanos ou financeiros, além dos princípios básicos de administração. O curso oferece três anos de inglês que subia de nível aos poucos, o que ajuda MUITO quem não tem condições de pagar, mas quer saber pelo menos o básico ou intermediário pra partir pro mundo dos negócios. Inclusive no primeiro semestre da facu em que estudei sempre tem o COIL Project, uma parceria entre o campus de Americana e o de uma universidade de Nova Iorque. Muito bacana e até incrementou meu currículo! Acho que de todo o curso isso foi o que mais me encantou e foi legal por ter sido logo de cara, pra dar aquele gás. Nós tínhamos que montar um grupo composto por pessoas brasileiras e pessoas americanas. Depois, sortear os grupos em duas partes: exportadores e importadores. Feito isso todo mundo fez uma pesquisa sobre os dois países para escolher o produto ideal pra comercializar, algo diferente, muito difícil de ser encontrado na região e montar todo o plano de vendas, além da pesquisa de campo. Foi trabalhoso, porém divertido e já nos deu uma visão do que aprenderíamos no decorrer do curso. Tem também espanhol por dois semestres, o que também foi bom já que eu nunca fui boa nessa língua. No entiendo señores. Outra disciplina inclusa é a de Direito Empresarial, mas apesar do nome você não aprende só os da empresa, mas também alguns dos trabalhadores, ou seja: como proprietário ou funcionário você fica ciente de seus vários direitos e deveres. Eu só acho que poderia ter um pouco mais dessa matéria, mas infelizmente o tempo é curto e aprende-se o básico.

A parte que todo mundo tem medo enfim chegou e eu me descabelei: o TCC. Foram dois semestres pra me dedicar nisso com a ajuda de um parecerista, e depois de um orientador. Claro, somos instruídos sempre a pensar sobre o tema semestres antes, mas conforme o tempo encurta sempre acontecem mudanças (acredite, sempre!). Eu já falei um pouquinho sobre essa fase que parece ser um monstro de sete cabeças nesse post aqui e super recomendo você ler. A verdade é que o TCC só vira um monstro se você alimentar ele com procrastinação. Inicialmente você escolhe um tema que te apaixone e olha, eu repito a parte sobre ser apaixonado (a) pelo tema. Você vai se casar com isso até o final do curso e vai ter delírios sobre o assunto. Depois você checa os professores da área temática e aponta aquele que você gostaria que fosse seu orientador. Inicialmente ele será seu parecerista e você pode trocar, mas depois que ele se torna um orientador a relação entre vocês se torna bem mais... Oficial, por assim dizer. Fica bem difícil trocar porque a essa altura você já precisa estar desenvolvendo o seu trabalho e tendo que mostrar progresso a cada encontro marcado. É tão bom você ter um tema que lhe é agradável quanto um orientador que te conheça e te entenda, além de ser bem informado sobre o assunto. Eu juntei os dois e falei sobre algo que eu vivo: sucessão em empresas familiares. Embora eu goste muito disso (e meio que sou obrigada a gostar, né? haha), acabei ficando entojada e até hoje quando tenho tempo livre me sinto culpada. "Puts, eu podia estar fazendo TCC!!!", aí cai a ficha de que JÁ TERMINEEEEI! E o alívio é maravilhoso minha gente hahaha. Mas brincadeiras à parte, uma boa faculdade é um teste de sobrevivência que não é impossível de ser vencido. Não mesmo. Você só precisa de força de vontade e persistência, e acreditem em mim quando eu digo que queria muito esse diploma de Gestão Empresarial...


Ficou interessado e quer ver a grade do curso todinha? Clica aqui.
Não se esqueça de conferir os outros também e confira se tem alguma Fatec na sua região!
Se tiver alguma dúvida, comenta! Prometo responder direitinho hehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Tudo bem? Deixa aqui a sua opinião sobre o post/blog pra eu sempre trazer coisas legais pra vocês! Me deixa felizinha. Beijos e obrigada pela visita!
Ah, meninos(as) malvadas serão ignorados.


COPYRIGHT © 2016 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR Escolhas Criativas